quarta-feira, 26 de março de 2008

A Revolução Verde

A grande migração
Entre 1 milhão e 700 mil anos atrás, o Homo erectus saiu da África, onde surgiu, e início o povoamento da Ásia e da Europa. Entretanto, foi o Homo sapiens sapiens quem conseguiu - até por volta de 12.000 a.C. - ocupa todos os continentes do planeta, com exeção da Antárdida.
A teoria de Clóvis, formulada na primeira métade do século XX, afirma que a cerca de 15 mil anos, grupos de caçadores - coletores teriam saído do nordeste da Ásia, atravesado o estreito de Bering e chegado ao Alasca.
Isso só teria sido possível porque, naquela época, o planeta vivia sua última Era Glacial, durante a qual as águas do mar baixaram drásticamente, deixando descoberto o fundo do estreito de Bering.

O domínio da agricultura
Com o fim da Era Glacial, o clima tornou-se mais ámino e o solo, mais fértil. Grupos nômades começaram a construir suas cabanas junto a rios e lagos, onde pescavam, abasteciam-se de água, caçavam e coletavam cereais.
As evidências encontradas indicam que o domínio da agricultura ocorreu de forma independente em diferentes lugares do mundo. Mas os primeiros cultivos parecem ter surgido na região de Gericó, no Oriente Médio, há cerca de 10 mil anos.
O domínio da agricultura provocou uma grande provocação na vida dessas populações - a ponto de ser chamado de revolução agrícola.
Pela primeira vez as pessoas podiam sair da posição de caçadores e coletores e assumir um relativo controle sobre sua produção alimentar. A tomada de consciência dessa nova capacidade resultou em um aprimoramento das técnicas agrícolas e provocou inúmeras mudanças no grupo humano.
  • Paleolítico - ou Idade da Pedra Lascada - do surgimento dos primeiros seres humanos até 8 mil a.C. Sua maior característica era os instrumentos rústicos, eram nômades.
  • Neolítico - ou Nova Idade da Pedra - de 8 mil a. C. a 5 mil a. C. Suas características eram os instrumentos de pedra polida a agrícultura e a sedentarização.

  • Idade dos Metais - a 5 mil a. C., foi quando aconteceu à invenção da escrita, foi também nessa época que descobriram o bronze.
Durante o Neolítico, o maior estoque de alimentos permitiu que algumas comunidades crescessem. Em alguns lugares, os homens, passaram a derrubar árvores e a preparar o terreno para o plantio. Para isso, desenvolveram novas ferramentas de pedra, sílex ou madeira, como maxados, foices, enchadas e arados. As mulheres se ocupavam da colheita.
Quando ao mesmo tempo o domínio da agrícultura, ocorreu a domesticação de animais - cabras, ovelhas, cães, porcos, cavalos e bois. Com ela, alguns desses animais passaram a ser ultilizados como meios de transporte e força de tração. Outros, como fonte de leite, lã e estér, além de carne para o período de fome.

Sobreviver num lugar como esse de clima árido exigiu um enorme esforço coletivo. A população dessa região precisava construir reservatórios para garantir água no período de seca, erguer diques para cotrolar as cheias dos rios, abrir canais para irrigar as plantações. Para isso, era fundamental que o grupo estivesse bem organizado e preparado para surper as adversidades.
Surgiu, assim, a necesidades. De uma melhor divisão das tarefas: enquantos alguma pessoas se responsabilizavam pelas obras públicas (diques, canais de irrigaçao, etc.), outras cuidavam de agricultura e da fabricação de ferramentas e utensílios. O resultado desses esforços foi um gradual avanço tecnológico, que culminou na invenção da roda, do arado de tração animal, do barco a vela e na fundição de metais.

Nenhum comentário: