quarta-feira, 26 de março de 2008

China Antiga

As primeiras dinastias
Grupo humanos a se fixarem na atual território da China teriam ai chegado há cerca de 30 mil anos. Por volta de 5000 a.C. surgiram na região as primeiras aldeias á margem dos rios. Foi no vale do rio Amarelo, no norte da China, que a gricultura mais se desenvolveu. Isso levou ao surgimento de muitas comunidades na região. Um dos chefes, Yü, o grande, unificou esses pequenos Estados e tornou-se rei. Com ele, teve início a dinastia Xia, a primeira da história da China. Os governantes Xia construíram muralhas ao redos das cidades e organizaram um exército equipado com armas de bronze. Dominando uma área de aproximadamente 1 600 quilômetros quadrados.
As dinastias Shang e Zhou
Sob a nova dinastia, o território chinês passou a ter 100 mil quilômetros quadrados de área. Os Shang governaram até o fim do século XI a.C , quando foram expulsos do poder pelos Zhou. Durante esse período, os chineses desenvolveram um calendário com 365 dias, passaram a utilizar conchas como moeda, criaram instrumentos musicais, como tambores e sinos, e descobriram a técnica da fabricação de tecidos de seda a parti dos casulos do bicho-da-seda.
Dos Reinos Combatentes à dinastia Qin
Foram anos de tamanha violência que ficaram conhecidos como período dos Reinos Combatentes. Depois de muitas batalhas, o reino de Qin anexou os territórios dos reinos adversários e unificou a China.

A China Imperial
Durante seu governo, Ying transformou a China em um império fortemente centralizado (veja o boxe). Padronizou o sistema de pesos e medidas e os diferentes tipos de escrita, criou um rígido conjunto de leis e construiu diversas estradas.
Sob a dinastia Han
Grande parte das medidas adotadas pela dinastia Han inspirava-se nas idéias de Confúcio, o que levou a China a um notável desenvolvimento econômico e cultural. O desenvolvimento agrícola e comercial permitiu que os chineses estabelecessem importantes laços comerciais com povos vizinhos e até mesmo com o Ocidente, por meio da Rota da Seda. Após o fim da dinastia Han, no éculo III d.C., a China viveu períodos de unificação e fragmentação do poder imperial, sofrendo ataques de outros povos, como os tibetanos e os turcos. No século XIII, o território chinês foi ocupado pelo exército de Gengis Khan, Líder mongol. Valorizando seu passado e bastante fechada ás influências externas, a China só passou a ter contato mais regular com o Ocidente, graças principalmente à ação de mercadores ocidentais, como o veneziano Marco Polo.

Nenhum comentário: