quarta-feira, 26 de março de 2008

Mesopotâmia

As primeiras cidades
A Mesopotâmia fazia parte de uma região onde hoje se encontra o Iraque. Essa região formava com o Egito um marco semelhante à Lua crescente. Em virtude disso, é também da qualidade de suas terras, ótimas para agricultura, esse arco ficou conhecido como crescente fértil.
Localizado entre os rios Tigre e Eufrates, o território da Mesopotâmia é formado basicamente por uma planície ora desértica, ora pantanosa, com temperaturas que podem chegar a 50º à sombra. Foi ali que, há milhares de anos, povos como os sumérios, acadianos, hititas, babilônicos, assírios e caldeus se fixaram em aldeias passara a viver da agricultura.
Com o tempo alguns de seus governantes passaram a controlar, além do poder político também os religiosos.
A autoridade desses soberanos, contudo, ficavam quase sempre restrita à sua cidade. É por isso que os historiadores caracterizam tais centros urbanos como cidades - Estado.

Sumérios: os primeiros a chegar
Os sumérios foram os prmeiros povos a se estabelecer na Mesopotâmia. Estudos arqueológicos e lingüísticos indicam que eles teriam vindo da Ásia e se fixado no estremo sul da Mesopotâmia.
O local foi escolhido porque a ação do rio Tigre e Eufrates ao longo so séculos tornara o solo ideal para agricultura.
As cheia dos rios, no entanto, causavam grandes prejuísos à população. Para sobreviver, os sumérios tiveram que se organizar e construir coletivamente diques e canais para conter as inudações e irrigar as terras cultivadas.
À medida que aumentava o número de habitantes e surgiam novas atividades profissionais - como as de cesteiro, pastores, maceneiros, etc. - tornou-se necessário constituir um corpo de funcionários públicos capaz de administrar a execução dos trabalhos. A necessidade de um melhor controle do processo levou à invenção da chamada escrita cuneiforme.
Os sumérios foram responsáveis por importantes conquistas da humanidade, como a invenção do arado de cobre, o uso de força animal na agricultura e a construção de diques e canais para levar água a regiões distantes dos rios.

Primeiro Império Mesopotâmico
Enquanto os sumérios dominavam o sul, a região central da Mesopotâmia era ocupada por povos de origem semita, como assírios e acadianos. A partir de 2.350 a.C., o rei da cidade Acad, Sagão, unificou sob seu governo não só as cidades do centro, mas também as do sul. Nascia, assim, o Primeiro Império Mesopotâmico.

Uma cidade chamada Babilônia
Com declinio do Império fundado por Sagão, destacou-se na Mesopotâmia a cidade da Babilônia, habitada pelos amoritas, povos orignários de deserto da Arábia. Um dos reis babilônicos Hamurabi, unificou toda a região. Dessa unificação surgiu o Primeiro Império Babilônico cujos domínios iam da Assíria, no norte, à Caldéia, no sul.
Hamirabi passou a nomear governadores, unificou a lingua e religião e determinou que os vários mitos populares fossem fundidos em um único poema - a Epopéia de Marduq -, que passou a ser lido em todas as festas do reino. Além disso, reuniu as diversas leis e sentenças pronunciadas no império e unificou-as no Código de Hamurabi, um dos mais antigos corpos de leis de todos os tempos.

As supremacias hitita e assíria
Após a morte de Hamurabi o Império Babilônico sofreu algumas invasões até se desintegrar por completo. Nessa época, os hititas, povo originário da Anatólia, conquistaram a supremacia territorial e a política da Mesopotâmia.
Os assírios foram o primeiro povo a construir um exército disciplinado. Seu império chegou ao fim quando os babilônicos destruíram sua capital, a cdade de Nínive.

O segundo império Babilônico
Com o fim do Primeiro Império os babilônicos recuperaram o poder da Mesopotâmia. Esse período ficou conhecido como Segundo Império Babilônico.

Nenhum comentário: