quarta-feira, 26 de março de 2008

O Nascimento da Humanidade

Pré-História: um conceito controvertido
A pré-história costumava ser definida como o período compreendido entre o aparecimento dos primeiros hominídeos.
Essa periodização começou a ser utilizada a partir do século XIX, na Europa. Nessa época, os estudiosos acreditavam que só seria possivel resgatar o passado de uma sociedade caso ela tivesse deixado registros escrito.
Hoje essa visão é encarada com outras fontes, como: imagens, objetos do cotidiano e relatos orais, por exemplo, passaram a ter a mesma importancia da escrita nesse processo de conhecimento histórico. Esses recentes avanços científicos e tecnológicos colaboram na tarefa de resgatar o passado. É o casa da análise do DNA, de programas de computador que reconstrói rostos humanos a partir de um crânio e de métodos científicos que determinam a idade de fósseis e de restos arqueológicos.

Os primatas
Atualmente diversos especialistas, como paleoantropólogos, geólogos, arqueólogos, biólogos, geneticistas, entnólogos, paleontólogos, etc...participam de escavações em busca de vertígios dos nossos ancestrais com o proposito de descobrir como eles eram e como viviam. Esses vertígios podem ser fósseies, ferramentas, esculturas, pinturas em cavernas, utensílios, restos de fogueira, etc...
Entretanto, a ciência ainda não encontrou uma resposta precisa a respeito de como e quando o ser humano apareceu. O que os cientistas sabem é, que seu surgimento foi o resultado de um longo processo, q se estendeu de milhares de gerações e envolveu não só alterações fisicas no corpo, mas também mudanças culturais, como modo de agir e viver desses seres.

Os mais antigos hominídeos
Os fosséis são uma das pricipais fontes de estudo para entender a evolução da espécie humana, podemos indicar que os indivíduos com caracteristicas tipicamentes humanas não apareceram recentemente nem de uma só vez. De modo geral, os australopitecos tinham braços longos, maxilar saliente e cérebro pequeno. Mas sua principal caracteristica era andarem eretos.
Uma das espécies de australopiteco - não se sabe qual - deu origem a um novo grupo de hominídeos. Os cientistas ainda não descobriram quando, como e onde isso aconteceu.
Acredita-se que os primeiros seres do gênero homo apareceram há cerca de 2 milhões de anos e por mais de 800 mil anos conviveram com os australopitecos na África. Estes, porém, não conseguiram se adaptar à crescente competição entre as espécies e acabaram extintos.
Segundo alguns especialistas, a espécie mais antiga de homo que se conhece é a do homo habilis. Homo habilis se desenvolveu graças a sua capacidade de adaptação cultural e social: ele tinha, por exemplo, o hábito de dividir os alimentos com os integrantes de seu grupo, criando, assim, laços de solidariedade.

Nenhum comentário: